Diretor da Quod destaca como o Cadastro Positivo facilita a análise de crédito

17 de setembro de 2021
775 Visualizações

O Diretor Executivo de Dados e Analytics da Quod, parceira da FCDL-RS, Ricardo Thomaziello, fala sobre os benefícios gerados pelo Cadastro Positivo para a análise de crédito.

 

“A entrada em vigor da lei do Cadastro Positivo (LC 166/19) possibilitou ao Brasil entrar para o rol de países que compartilham informações para gestão do crédito e risco de maneira estruturada, ampla e bastante moderna. Uma evolução bastante relevante e estrutural requerida por todos os agentes do mercado.

 

Com isso, já são mais de 120 milhões de pessoas e empresas com informações disponíveis. Além dos dados das Instituições Financeiras recebidos em 2019, em julho de 2020, as empresas de telecomunicações passaram a compartilhar também informações com os birôs de crédito operadores do Cadastro Positivo, acrescentando 7 milhões de dados inéditos de novos consumidores.

 

Além das Telcos, ainda existe a obrigatoriedade de fornecimento das informações por prestadores de serviços continuados (água, esgoto, eletricidade, gás etc.). Esta é uma das mais esperadas mudanças no Cadastro Positivo, visto que os pagamentos relacionados a serviços continuados e de telecomunicações representam hoje uma parcela importante do comprometimento de renda dos consumidores. Esses dados são relevantes e fundamentais para populações desbancarizadas e que não utilizam produtos financeiros de forma direta, permitindo uma avaliação completa e, consequentemente, melhorando o acesso ao crédito e contribuindo para a inclusão social.

 

O cadastro positivo é sem dúvidas uma fonte de dados sobre performance de crédito única e diferenciada. Através dele é possível que a assimetria de informações dos consumidores seja bastante reduzida, possibilitando o auxílio de gestores de crédito e risco a melhorar suas carteiras de forma contínua.”

 

 

 

Últimos Posts

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

Neste 26 de março a Capital de todos os gaúchos está em festa! Porto Alegre celebra seus 252 anos como um cidade inovadora, moderna e que cultua seu passado de glórias e suas mais caras tradições. Em POA temos o Guaíba, o pôr do sol mais lindo do mundo, o GreNal, uma...

Redes Sociais