Em reunião da Comissão de Finanças da Assembleia, presidente Vitor Augusto Koch afirma que não é possível aumentar a carga tributária gaúcha

22 de outubro de 2020
992 Visualizações

Dirigente lembrou que elevar tributos é decretar a decadência da economia, quebrar empresas e gerar desemprego em massa

 

Em reunião da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa gaúcha, na tarde de quinta-feira (22/10), o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, manifestou sua preocupação com a atual situação da economia gaúcha, ressaltando evidências que mostram uma queda brutal no desempenho econômico estadual.

 

A reunião, coordenada pelo deputado estadual Mateus Wesp (PSDB), relator do Projeto de Lei Orçamentária para 2021 (LOA 2021), foi a terceira de uma série que visa debater os riscos e alternativas do Estado para o próximo ano. Participaram, além de lideranças empresariais, parlamentares, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o secretário estadual da Fazenda do RS, Marco Aurelio Cardoso e o secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão do RS, Claudio Gastal. O tema central do encontro virtual foi “Impacto da Situação Fiscal do Estado nos Setores Produtivos”.

 

O presidente Vitor Augusto Koch enfatizou que a FCDL-RS, como principal representante do varejo gaúcho, sempre defendeu que as restrições impostas à atividade comercial como forma de combater a pandemia da Covid-19 traria reflexos extremamente prejudiciais a economia do Rio Grande do Sul.

 

– Isso se verifica dia após dia, com centenas de empresas fechando suas portas definitivamente, a extinção de 125 mil postos de trabalho no período de janeiro a setembro deste ano, a queda de 3,56% do RS no ranking de desempenho econômico brasileiro e a redução de 7,6% nas vendas do varejo ampliado, muito superior aos 5% registrado em nível nacional. Esse resultado muito ruim confirmou que as rígidas políticas de isolamento foram equivocadas – afirmou Vitor Augusto Koch.

 

Na opinião do presidente da FCDL-RS, o governo estadual deveria ter escutado todos os setores antes de simplesmente cercear as atividades. Este cenário só agravou o fraco desempenho da economia gaúcha, que ao longo dos últimos anos já se mostrava inferior ao desempenho nacional.

 

– Diante disso, é extremamente necessária a redução da carga tributária para viabilizar a alavancagem econômica. Se não houver isso, não atrairemos investidores e não teremos resultados que possam mudar esse cenário. Aumentar impostos é uma decadência da economia, é decretar a falência de empreendimentos que já sofreram muito com a recessão gigante vivida até 2018 – falou Vitor Augusto Koch.

 

Como principal reflexo deste quadro para o varejo gaúcho, o presidente da FCDL-RS salientou que existe uma previsão de que 2020 se encerre com uma redução de 10% nas vendas no rio Grande do Sul em comparação com 2019. E isso é um prejuízo brutal para os lojistas, cuja grande maioria constitui-se de empresas de micro e pequeno porte.

 

– Precisamos nos precaver de que não exista o aumento de tributos. Precisamos que os recursos obtidos com a venda de estatais públicas sejam utilizados em investimentos que façam a nossa economia crescer. É hora de fazer uma reflexão profunda sobre arrecadação e receita. A arrecadação de impostos não pode ser, a cada ano, maior do que as riquezas geradas no Estado. Isso não representa o ciclo virtuoso da economia – lembrou Vitor Augusto Koch.

 

Por fim, o presidente da FCDL-RS sugeriu o reforço no combate a informalidade e mais eficiência na gestão de alguns órgãos governamentais como caminhos para que o Estado arrecade mais sem a necessidade de onerar os contribuintes.

Últimos Posts

Festa do Pinhão e Expofeira movimentam Fontoura Xavier

Festa do Pinhão e Expofeira movimentam Fontoura Xavier

De sexta-feira (19/04) até domingo (21/04), Fontoura Xavier será palco da 10ª Festa do Pinhão e da 9ª Expofeira, eventos que vão agitar o município com uma intensa programação cultural e comercial. Iniciativas conjuntas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de...

CDL Encantado promove campanha em homenagem ao Dia das Mães 2024

CDL Encantado promove campanha em homenagem ao Dia das Mães 2024

Até o dia 12 de maio a CDL Encantado está realizando sua promoção alusiva ao Dia das Mães 2024. Além de homenagear as mamães, a iniciativa incentiva os consumidores a realizarem suas compras nos estabelecimentos comerciais do município, fomentando o comércio local. A...

Redes Sociais