Preço baixo continua sendo um fator decisivo na hora da compra do material escolar

28 de janeiro de 2020
1099 Visualizações

Proximidade do início de mais um ano letivo leva os pais a procurarem artigos que tenham menor impacto no orçamento familiar

 

A proximidade do início de mais um ano letivo no Rio Grande do Sul leva os pais a buscarem as melhores opções para a compra do material escolar de seus filhos em idade escolar. Mantendo um costume já observado pelos lojistas gaúchos nos últimos anos, o preço é o fator determinante no momento da compra de artigos como cadernos, lápis e mochilas, entre outros.

 

Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, mostra que, a exemplo dos anos anteriores, os pais estão pesquisando muito para encontrar o melhor preço, uma vez que o material escolar está cerca entre 8% e 10% mais caro do que em 2019. A elevação é maior em produtos importados como mochilas e estojos, por causa da variação cambial, chegando a ter um incremento que pode chegar aos 15%.

 

Como o começo de ano é um período atípico, onde as famílias enfrentam obrigações tributárias como IPVA e IPTU e precisam, também, adquirir o material escolar de seus filhos, é importante que sejam observados alguns detalhes na hora de comprar os artigos escolares. Não há necessidade de se fazer estoque dos produtos, uma vez que muitos acabam tendo o preço reduzido a partir de março, a exemplo que acontece em qualquer ramo varejista após a alta sazonal de consumo.

 

Uma dica importante que a FCDL-RS repassa aos pais das crianças em idade escolar é que busquem fazer a maior parte das compras sem a presença dos filhos, que muitas vezes não entendem as dificuldades financeiras da família e pedem por cadernos e mochilas com personagens da moda, que, geralmente, são mais caros. Um artigo sem ilustração pode custar até 75% mais barato.

 

Outro conselho importante é procurar artigos que sejam econômicos e que tenham, ao mesmo tempo, maior durabilidade. Para os lojistas venderem mais a recomendação é a oferta de descontos para pagamentos à vista, o que garante um fluxo de caixa maior nesse início de ano.

 

Os lojistas que atuam no setor de material escolar, por sua vez, estão otimistas e esperam que nesse ano as vendas tenham um crescimento em torno de 10% na comparação com o mesmo período de 2019.

 

 

Dicas da FCDL-RS para a melhor compra do material escolar

 

 – A primeira recomendação é que os pais façam a maior parte das compras desacompanhada dos filhos;

 

– Muitas vezes o barato pode sair caro. É interessante ficar de olho nos produtos importados com preços completamente fora de padrão. Normalmente a qualidade é péssima. O melhor é dar preferência a produtos de fabricação nacional ou com certificação pelo Inmetro;

 

– Não é necessário estocar material escolar para o ano todo. Existem itens cuja compra pode ser diluída nos próximos meses e, efetivamente a partir de março, é esperado que haja queda de preços no material escolar, a exemplo do que acontece em qualquer ramo varejista após a alta sazonal de consumo;

 

– Importante pesquisar os preços antes de comprar.

Últimos Posts

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

Neste 26 de março a Capital de todos os gaúchos está em festa! Porto Alegre celebra seus 252 anos como um cidade inovadora, moderna e que cultua seu passado de glórias e suas mais caras tradições. Em POA temos o Guaíba, o pôr do sol mais lindo do mundo, o GreNal, uma...

Redes Sociais