Cadastro Positivo: um aliado das empresas e dos consumidores

21 de agosto de 2024
240 Visualizações

Recentemente, o Cadastro Positivo completou cinco anos em seu modelo de adesão automática se consolidando como um direito dos brasileiros e gerador de diversos benefícios para empresas e consumidores.

 

Com 167 milhões de registros únicos em sua base de dados, o Cadastro Positivo reúne cerca de 88% da população economicamente ativa no país, auxiliando na avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas, o que configura um duplo benefício.

 

De um lado, ele permite que os credores tenham uma visão mais clara do comportamento financeiro dos tomadores e possam oferecer condições de crédito mais favoráveis a cada perfil. De outro, a iniciativa possibilitou que consumidores pessoas físicas e jurídicas passassem a ter visibilidade para crédito, promovendo a coletivização do acesso a recursos financeiros.

 

Hoje, é plenamente percebível a importância do Cadastro Positivo na vida dos brasileiros. Entre os benefícios comprovados do Cadastro Positivo nesses cinco anos está a melhora da nota de crédito, indicador que, quanto mais alto for, possibilita condições de crédito mais justas. Com a sua utilização, 78% da população economicamente ativa registrou melhora em sua pontuação. Além disso, o programa permitiu que mais de 20 milhões de pessoas físicas e jurídicas tivessem visibilidade para crédito.

 

Com total certeza, o Cadastro Positivo possibilitou que milhões de brasileiros pudessem ter acesso a crédito mais barato e beneficiou os bons pagadores. Uma agenda que estimulou a concorrência, impulsionando a nossa economia. Além disso, melhorou a avaliação do histórico creditício de empresas e consumidores, dando ao mercado, desde dados fundamentais para a concessão de um crédito mais seguro.

 

A implantação do Cadastro Positivo não apenas reduziu o uso do termo “ficha suja”, como diminuiu a inadimplência. Fez com que os consumidores desenvolvessem uma educação financeira. Hoje, sua utilização pode injetar na economia brasileira, até 2026, cerca de R$ 1,3 trilhão.

 

Diante desse quadro, a FCDL-RS está na vanguarda do uso do Cadastro Positivo, por meio de sua parceria com a Quod, uma das principais empresas de inteligência de dados do Brasil, o que disponibiliza o acesso a uma robusta base de dados dos cinco maiores bancos do Brasil, auxiliando na tomada de decisões assertivas no que se refere à concessão de crédito em uma plataforma completa e segura.

 

A solução de Consulta e Análise de Crédito FCDL-RS e Quod é feita para empreendedores e gestores que desejam avaliar as relações financeiras com empresas e clientes, para assim tomar decisões mais estratégicas para o seu negócio. E com o recurso do Cadastro Positivo, este processo fica ainda mais completo, inteligente e justo.

 

Estamos determinados a seguir atuando para que a conscientização dos gaúchos e brasileiros sobre o Cadastro Positivo cresça ainda mais, ampliando o número de pessoas físicas e jurídicas beneficiadas.

 

E esse é o nosso papel. Disseminar e multiplicar as informações que tragam prosperidade e fomentem negócios. O Cadastro Positivo é um meio extraordinário para isso.

 

 

Vitor Augusto Koch
Presidente da FCDL-RS

Últimos Posts

NOTA OFICIAL

NOTA OFICIAL

Começa uma nova era para o comércio do Rio Grande do Sul! Alinhada com o momento de inovação e evolução dos principais elementos que promovem o desenvolvimento econômico e social do estado, a FCDL-RS se transforma em Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do...

Os obstáculos que precisam ser superados em 2025

Os obstáculos que precisam ser superados em 2025

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS entende que somente com uma política econômica consistente o Brasil, e, por consequência. o Rio Grande do Sul, poderão superar os grandes desafios que terão pela frente em 2025.   A...

Redes Sociais