O Comitê de Serviços Públicos do Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor realizou no último dia 18 de julho, em Porto Alegre, nova reunião em que a pauta foi a preservação das demandas e interesses dos consumidores gaúchos.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, participou do encontro onde foram expressados posicionamentos importantes do comitê em relação a questões como a demora das principais concessionárias do fornecimento de energia elétrica do RS em restabelecer os serviços aos consumidores após a ocorrência de eventos climáticos, e, também, a urgente necessidade de retomada das atividades do Aeroporto Salgado Filho.
Durante a reunião, o presidente do Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor, Alcebíades Santini, destacou que o Comitê de Serviços Públicos está agindo com muita força junto aos poderes constituídos para que as concessionárias do fornecimento de energia elétrica adotem uma postura mais rápida e resolutiva diante dos problemas que surgem em meio as intempéries que se abatem sobre o estado. E pontuou que o órgão também está trabalhando com afinco para viabilizar o retorno das atividades do aeroporto da Capital com a maior brevidade possível.
Segundo Santini, são aspectos fundamentais para que o Rio Grande do Sul possa se recuperar social e economicamente de forma mais célere.
Na avaliação do presidente Vitor Augusto Koch o Comitê de Serviços Pùblicos e o Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor se constituem em dois instrumentos de grande alcance para exercer pressão sobre os poderes constituídos e evitar os prejuízos que milhões de gaúchos sofrem quando deixam de ter acesso ao fornecimento de energia elétrica e, no atual momento, sem a utilização do Aeroporto Salgado Filho.