O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, integrou o expressivo e numeroso grupo de lideranças empresariais e políticas do Rio Grande do Sul que prestigiou a solenidade de posse da nova diretoria do Sistema Fiergs, na noite de quinta-feira (18/07).
O evento, que reuniu mais de mil pessoas no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do RS, em Porto Alegre, marcou a posse do industrial Claudio Bier como presidente da Fiergs e do Ciergs para a gestão 2024/2027.
Em seu discurso de posse, Claudio Bier salientou que o momento era de celebração e de reafirmação do compromisso com a reconstrução do Rio Grande do Sul. Salientou que a enchente que assolou o estado deixou grandes desafios e mostrou que o tema mudanças climáticas precisa ser discutido. Ele também pediu agilidade dos governos no auxílio ao estado.
Presidente que antecedeu Bier, Gilberto Porcello Petry fez um balanço dos seus sete anos de gestão (dois mandatos consecutivos mais um ano de prorrogação por conta da pandemia da Covid-19).
Já o ministro da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, falou da necessidade dos gaúchos estarem unidos para, juntos, reconstruírem o estado.
Por fim, o governador Eduardo Leite chamou a atenção em relação à dívida do RS com a União e a tentativa da sua renegociação. Afirmou que o Rio Grande do Sul quer ter condições de investir a partir do tratamento igualitário de benefícios que outros estados e regiões do país recebem.
Participaram da solenidade os ministros da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e da Agricultura, Carlos Fávaro, o governador do Estado, Eduardo Leite, e o prefeito Sebastião Melo.
O senador gaúcho Ireneu Orth representou o Senado na cerimônia, assim como a deputada federal Maria do Rosário, a Câmara dos Deputados, e o deputado Dr. Thiago Duarte, a Assembleia Legislativa do RS. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, foi representado pelo diretor Edson Campagnolo.