Além do aumento da comercialização de produtos o Carnaval 2024 pode favorecer a geração de novos postos de trabalho
Faltando poucos dias para o Carnaval 2024 é grande a expectativa dos lojistas gaúchos pela presença dos foliões nas lojas em busca dos itens que usarão para curtir a festa deste ano.
Em função da folia que acontece nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS vê boas perspectivas de aumento das vendas do comércio estadual no próximo mês. São muitas as lojas que já estão vivendo o clima carnavalesco, se preparando adequadamente para atender a demanda que deve ser intensa nos dias que antecedem a maior festa brasileira.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, lembra que o Carnaval é um dos períodos que movimenta bastante a economia do país e do estado, com impacto sobre diversos setores. Para o comércio, em especial, as vendas de roupas, calçados e acessórios devem ganhar um bom impulso.
– Neste ano, prevemos que a busca de peças de vestuário deve crescer bastante, pois a maioria dos foliões quer vestir algo confortável para brincar no Carnaval. Esse é um novo cenário que se apresenta para o comércio. O Carnaval sempre teve grande influência no incremento das vendas no período de sua realização, com fantasias e adereços sendo os artigos mais procurados. Hoje, com o crescimento dos blocos em muitas cidades, aumentou a procura por roupas leves, como bermudas, shorts e camisetas, por exemplo, que fazem as pessoas se sentirem mais à vontade – explica Vitor Augusto Koch.
Além disso, é lógico que as lojas especializadas em artigos de decoração e fantasias também terão um expressivo incremento de suas vendas do comércio. Outros setores que irão se beneficiar com o Carnaval 2024 são os de hospedagem e de alimentação.
– Embora com uma procura menor do que em anos anteriores, os artigos típicos dos festejos carnavalescos, como máscaras, tiaras, fantasias completas e glitter, entre outros, certamente terão vendas expressivas. Hotéis, pousadas, agências de viagens e restaurantes, além de empreendimentos ligados a eventos, comunicação, audiovisual, arte e cultura também têm seu faturamento ampliado durante o carnaval, especialmente nas cidades litorâneas do Rio Grande do Sul – ressalta o presidente da FCDL-RS.
Para incrementar as vendas nesse período, a FCDL-RS recomenda que os lojistas, especialmente os que atuam no litoral, onde se prevê uma grande presença de foliões, realizem liquidações e promoções. Além disso, é importante organizar o estoque da loja, disponibilizar preços atrativos e oferecer um atendimento personalizado aos consumidores. Essas ações podem contribuir, também, para a redução do excesso de produtos em estoque.
O consumo nos dias que antecedem o feriado e durante o carnaval, ainda de acordo com a FCDL-RS, deve ficar concentrado em restaurantes e bares, supermercados, vestuário com roupas leves, bijuterias, calçados e farmácias, especialmente cosméticos. O preço médio das compras pode ficar na casa dos R$190,00.