Para debater os desafios e as oportunidades da política de defesa da concorrência do setor industrial o presidente do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômico), Alexandre Macedo, realizou palestra nesta quinta-feira (13/10) na Fiergs, em Porto Alegre.
O evento, que também abordou as funções do CADE diante do cenário atual do Brasil, reuniu lideranças empresariais de diversos setores, entre elas, o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
No encontro, Alexandre Macedo pôde falar um pouco mais sobre a atuação da autarquia federal, lembrando que ela exerce um papel mais amplo do que simplesmente tratar de questões como aquisição e fusão de empresas, podendo intervir em outras questões referentes à defesa econômica do setor industrial.
Macedo salientou que o CADE promove a livre concorrência, sendo a entidade responsável não só por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencional, como também fomentar e disseminar esta cultura.
O Conselho exerce três funções principais: analisar e decidir sobre as fusões, aquisições de controle, incorporações e outros atos de concentração econômica entre grandes empresas; investigar e julgar cartéis e outras condutas nocivas à livre concorrência e, por fim, instruir o público e estimular estudos e pesquisas acadêmicas sobre o tema.