FCDL-RS apoiou a solicitação que uniu diversas entidades do município, entre elas, a CDL local
Uma grande mobilização das forças vivas da comunidade de Barão de Cotegipe em favor da ampliação do efetivo da Brigada Militar no município, apoiada pela FCDL-RS, teve um final feliz no último dia 2 de dezembro.
Nesta data, em solenidade promovida pela Câmara de Vereadores e Brigada Militar, foram apresentados pelo Comandante da Brigada Militar na cidade, 2º Sargento QPM-1, Fernando Rosa da Cruz, os três novos integrantes da BM designados para Barão do Cotegipe. Aproveitou a ocasião para destacar que foi a primeira vez que o município recebeu um reforço tão expressivo de seu efetivo.
– Isso demonstra a importância da união da comunidade cotegipense em torno desta reivindicação. Além disso, o apoio da FCDL-RS, na pessoa de seu presidente, Vitor Augusto Koch, foi fundamental para a concretização desse pleito. Em julho, pedimos que a Federação nos ajudasse a solicitar o incremento do efetivo e recebemos a sua pronta adesão. Na ocasião, tínhamos apenas dois policiais militares na cidade, sendo que um estava em férias – salienta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Barão de Cotegipe, Dirceu Longo.
A CDL, juntamente com o Conselho Tutelar, a Câmara de Vereadores, o Consepro e o Rotary Club, contou com a representação instituicional da FCDL-RS, que imediatamente encaminhou a demanda a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Em outubro, a SSP-RS respondeu a solicitação das entidades salientando que ela seria atendida com a maior brevidade possível. E isso se concretizou no início deste mês.
Na solenidade de apresentação dos novos policiais, aconteceram manifestações de agradecimento da vice-prefeita de Barão de Cotegipe, Eliane Follador; do presidente do Consepro, Osmar Antônio Rodrigues da Costa e do presidente da Câmara de Vereadores Douglas Martin, que solicitou ao Poder Executivo, o repasse de recursos, por meio de Termo de Cooperação junto ao Consepro e do Termo de Cedência à Brigada Militar, no valor de R$ 24 mil, em regime de urgência e de forma antecipada, dos recursos remanescentes das sobras do duodécimo da Câmara de Vereadores de Barão de Cotegipe, para suprir e suplantar a demanda de reaparelhamento básico do 5º GPM.