Palavra do Presidente
Estamos às vésperas do segundo turno das eleições que irão definir os mandatários do Brasil e do Rio Grande do Sul pelos próximos quatro anos. São decisões que tem o potencial de impactar diretamente vidas e negócios. Por isto, entendemos que todos os cidadãos aptos a votar participem do processo eleitoral de maneira consciente, exercendo a democracia em sua plenitude.
No primeiro turno, realizado no dia 02 de outubro, quase 33 milhões de eleitores não foram às urnas, representando aproximadamente 21% do eleitorado do país. Um número preocupante, na medida em que se omitir do processo eleitoral é um comportamento inaceitável.
Tendo a possibilidade de escolher nossos governantes e nossos representantes nas câmaras legislativas, não podemos deixar de exercer esse dever.
Precisamos valorizar a liberdade individual, a livre escolha, o direito do ir e vir, da liberdade econômica, a segurança jurídica, as oportunidades de manter o nosso país no caminho do desenvolvimento, sem cercear direitos constitucionais.
Deixar de votar pode trazer reflexos danosos no resultado final do pleito, pois a omissão, quase sempre, traz conseqüências ruins para todos. Para quem se omite e para quem cumpre com suas responsabilidades.
É fundamental que todos lembrem que o voto é um grande instrumento de exercício da cidadania, manutenção da democracia e consolidação da sociedade. Por isso, reforçamos que todos compareçam às urnas, mesmo aqueles para os quais o voto é facultativo.
No que diz respeito ao comércio, desejamos que os vencedores olhem para o setor com a devida valorização merecida dentro do contexto do ciclo econômico virtuoso.
Escolher governantes que promovam políticas econômicas que ajudem os comerciantes a se fortalecerem e a gerar mais emprego e renda.
E, principalmente, que nos permitam exercer nossas atividades com liberdade e responsabilidade. É importante avaliar quem realmente fomenta o comércio.
Vamos, pois, votar e exercer o nosso dever de contribuir para um país e um estado com ordem, progresso, paz e prosperidade.
Vitor Augusto Koch
Presidente da FCDL-RS