Expectativa reforça a ideia de vendas mais aquecidas para o comércio estadual no último trimestre de 2022
Uma boa notícia para os lojistas gaúchos no Dia das Crianças. As vendas para a terceira data comemorativa mais importante do calendário do comércio devem crescer em torno de 10% neste ano na comparação com igual período de 2021, injetando cerca de R$ 760 milhões na economia do Rio Grande do Sul.
A boa perspectiva, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, reforça a ideia de que o último trimestre deste ano será de vendas mais aquecidas no estado.
– O Dia das Crianças é uma data muito forte no nosso calendário, ficando apenas atrás do Natal e do Dia das Mães em importância. Com a normalização da circulação dos consumidores, algo que não ocorreu em 2020 e 2021, a possibilidade das lojas receberem mais clientes cresceu muito e isso é um fator que viabiliza a consumação de mais vendas – ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O dirigente lembra que a data tem um apelo emocional intenso, com os pais buscando agradar a criançada e, muitas vezes, superando suas limitações orçamentárias para comprar um presente. Além disso, os dados econômicos registrados em agosto e setembro, que mostram deflação e crescimento dos indicadores de empregabilidade, ajudam a incrementar a renda familiar.
– Ainda assim, observamos um movimento que aponta o setor de vestuário e de calçados como aquele que terá a preferência de quem comprará o presente, vindo, a seguir, os brinquedos e eletroeletrônicos, cujos preços tiveram uma elevação maior desde outubro de 2021. Podemos esperar, apesar disso, um ticket médio na casa dos R$ 185,00, superando em R$ 10,00 o valor médio do último ano – enfatiza Vitor Augusto Koch.
Entre os brinquedos, a preferência dos consumidores é por artigos como bonecas, carros articulados, brinquedos de montar e os tradicionais jogos. Já nos eletroeletrônicos, os itens mais procurados devem ser os smartphones e tablets.
Como as datas comemorativas e sazonalidades são um fator importante do comércio para aumentar o faturamento, é fundamental que os lojistas tenham foco e assertividade para realizar bons negócios nesses períodos.
A FCDL-RS recomenda que os comerciantes se aproximem ainda mais de seus clientes no Dia das Crianças, avisando-os sobre possíveis promoções para a data, por meio das redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp. Também é possível sugerir aos pais dicas e ideias de presentes, trazer pais e filhos para dentro da loja promovendo experiências divertidas, realizando sorteios de brindes e ofertando atendimento cordial, sempre com um sorriso no rosto.