FCDL-RS projeta injeção de R$ 760 milhões na economia gaúcha no Dia das Crianças

4 de outubro de 2022
652 Visualizações
Expectativa reforça a ideia de vendas mais aquecidas para o comércio estadual no último trimestre de 2022

 

Uma boa notícia para os lojistas gaúchos no Dia das Crianças. As vendas para a terceira data comemorativa mais importante do calendário do comércio devem crescer em torno de 10% neste ano na comparação com igual período de 2021, injetando cerca de R$ 760 milhões na economia do Rio Grande do Sul.

 

A boa perspectiva, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, reforça a ideia de que o último trimestre deste ano será de vendas mais aquecidas no estado.

 

– O Dia das Crianças é uma data muito forte no nosso calendário, ficando apenas atrás do Natal e do Dia das Mães em importância. Com a normalização da circulação dos consumidores, algo que não ocorreu em 2020 e 2021, a possibilidade das lojas receberem mais clientes cresceu muito e isso é um fator que viabiliza a consumação de mais vendas – ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

 

O dirigente lembra que a data tem um apelo emocional intenso, com os pais buscando agradar a criançada e, muitas vezes, superando suas limitações orçamentárias para comprar um presente. Além disso, os dados econômicos registrados em agosto e setembro, que mostram deflação e crescimento dos indicadores de empregabilidade, ajudam a incrementar a renda familiar.

 

– Ainda assim, observamos um movimento que aponta o setor de vestuário e de calçados como aquele que terá a preferência de quem comprará o presente, vindo, a seguir, os brinquedos e eletroeletrônicos, cujos preços tiveram uma elevação maior desde outubro de 2021. Podemos esperar, apesar disso, um ticket médio na casa dos R$ 185,00, superando em R$ 10,00 o valor médio do último ano – enfatiza Vitor Augusto Koch.

 

Entre os brinquedos, a preferência dos consumidores é por artigos como bonecas, carros articulados, brinquedos de montar e os tradicionais jogos. Já nos eletroeletrônicos, os itens mais procurados devem ser os smartphones e tablets.

 

Como as datas comemorativas e sazonalidades são um fator importante do comércio para aumentar o faturamento, é fundamental que os lojistas tenham foco e assertividade para realizar bons negócios nesses períodos.

 

A FCDL-RS recomenda que os comerciantes se aproximem ainda mais de seus clientes no Dia das Crianças, avisando-os sobre possíveis promoções para a data, por meio das redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp. Também é possível sugerir aos pais dicas e ideias de presentes, trazer pais e filhos para dentro da loja promovendo experiências divertidas, realizando sorteios de brindes e ofertando atendimento cordial, sempre com um sorriso no rosto.

 

Oferecer boas condições de pagamento, sugerir compras adicionais e complementares e, se possível, ter uma vitrine temática do Dia das Crianças são outros fatores para que a data seja rentável para os comerciantes.

Últimos Posts

A inovação como fator de desenvolvimento do RS

A inovação como fator de desenvolvimento do RS

Programa do Governo do Rio Grande do Sul que visa incluir o estado no mapa global da inovação, o INOVA RS realizou na quinta-feira (21/11), na cidade de Sapiranga, reunião de sua Mesa Gestota do Ecossistema Regional de Inovação da Região Metropolitana e Litoral Norte...

19 de novembro – Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

19 de novembro – Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Mulheres empreendedoras são exemplo de determinação, garra e vontade para superar desafios e vencer!   Trilhando esse caminho, fazem história e demonstram seu poder!   Neste 19 de novembro, a FCDL-RS homenageia todas as mulheres que empreendem e impulsionam...

Redes Sociais