Bom desempenho do comércio gaúcho no primeiro semestre reforça otimismo para um 2022 com crescimento das vendas

17 de agosto de 2022
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FCDL-RS avalia que o momento de recuperação do setor deve ser mantido nos últimos seis meses do ano

 

Em meio a um primeiro semestre com muitas oscilações na economia do Brasil e do Mundo, o levantamento do IBGE mostrando que o comércio gaúcho cresceu 8,5% nos primeiros seis meses de 2022, na comparação com igual período de 2021, é positivo, na avaliação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS.
 

 

– Registrar aumento de vendas neste momento em que o comércio busca se recuperar das perdas que teve em 2020 e 2021 é importante. Diversos segmentos tiveram crescimento significativo no primeiro semestre deste ano, como vestuário e calçados e livros e artigos de papelaria, extremamente afetados pela pandemia. E a tendência é que no segundo semestre esse incremento seja mantido, ainda mais com a perspectiva de controle da inflação e a retomada dos indicadores de emprego, gerando mais renda e potencializando o consumo das famílias – destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

 

O dirigente lembra que no primeiro semestre o comércio teve que enfrentar percalços como inflação elevada, aumento dos juros e preços indexados ao dólar muito elevados e, ainda assim, registrou crescimento. Diante das ações do governo federal de redução de tributos e pagamento do Auxílio Brasil, cresce o otimismo dos comerciantes.

 

– A queda consistente de preços dos combustíveis, por exemplo, acaba se refletindo na redução do valor de venda de diversos outros produtos. Some-se a isso o fato de que o segundo semestre, tradicionalmente, é um período em que o comércio vende mais. Neste 2022, além do Dia das Crianças, da Black Friday e do Natal, temos um evento que pela primeira vez acontece no final do ano, a Copa do Mundo, o que deve reforçar a comercialização de produtos. Ainda mais se o Brasil tiver um bom desempenho – ressalta Vitor Augusto Koch.

 

 

Com os consumidores conseguindo reequilibrar seu orçamento, o clima para o consumo tende a ser positivo e viabilizar que 2022 termine com números bastante superiores aos registrados em 2021 no que diz respeito ao volume de vendas.

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