CDL Fontoura Xavier intensifica atuação para apoiar comerciantes e fortalecer a economia do município
Um entidade que está permanentemente a disposição dos lojistas e de toda a comunidade. É desta forma que se caracteriza a atuação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Fontoura Xavier. Trabalho que foi ainda mais intensificado nos últimos dois anos em apoio aos comerciantes no momento delicado de enfrentamento a pandemia da Covid-19.
O presidente da CDL Fontoura Xavier, Clóvis Carlos Arend, destaca que a maioria das empresas do município é de micro e pequeno porte e possuem capital de giro reduzido. Por isso, tiveram muitas dificuldades em passar pelos períodos em que suas atividades foram restringidas.
– Conversamos com o Poder Executivo do município, com centenas de empresários e procuramos, através do diálogo, chegar a um denominador comum que permitisse o funcionamento das lojas locais. O comércio exerce um papel fundamental na economia de Fontoura Xavier e teve pronta acolhida a todos os protocolos estabelecidos para poder trabalhar. O consenso é o melhor caminho para promover o desenvolvimento do nosso município – ressalta Clóvis Arend.
A retomada do comércio de Fontoura Xavier, segundo o presidente, passa pelo apoio da comunidade local, dando preferência para fazer suas compras nas lojas instaladas no município. Isso gera riqueza, ajuda a criar e a manter empregos e garante a sustentabilidade de empreendimentos que a muitos anos abastecem a população da cidade.
Após dois anos (2020 e 2021) de muitas dificuldades para o comércio local, o presidente da CDL Fontoura Xavier acredita que 2022 pode marcar a reação do varejo do município.
– Observamos que a situação está melhorando aos poucos, e as vendas aumentado progressivamente. Apesar das adversidades, este ano deverá ser melhor do que 2021. Conversando com os comerciantes vejo que existe a expectativa de boa melhora nas vendas – destaca Clóvis Arend.
A entidade também realiza um trabalho de conscientização junto aos lojistas do município em função do movimento que incentiva o crescimento do turismo na região. A idéia é fazer com que os horários de atendimento do comércio estejam adequados ao movimento de turistas na cidade. Os turistas visitam os locais e querem consumir, mas se encontram o estabelecimento fechado acabam indo embora. Segundo o presidente da CDL, todos perdem quando isso acontece.