Iniciativa conta como apoio da prefeitura e outras entidades importantes da cidade, como a CDL local
União de esforços foi fundamental para o município contar com essa iniciativa. Patrocínio da Sicredi UniEstados e da Barão Eva-Mate, além do apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Barão do Cotegipe e da prefeitura do município.
Além da participação direta na elaboração do projeto em conjunto com o Rotary Club, a CDL também ofereceu apoio financeiro, viabilizando a inclusão das primeiras empresas que aderiram ao aplicativo. Estas, por sua vez, oferecem produtos através de suas lojas virtuais dentro do App, onde os participantes cadastrados trocam por produtos suas Moedas Verdes obtidas através das suas ações sustentáveis que vão da reciclagem de itens previamente estabelecidos até doações de roupas e ração.
Para se integrar ao Projeto Moeda Verde do Rotary Club, basta que os moradores de Barão de Cotegipe, baixem o aplicativo na loja de aplicativos do seu smartphone, façam um cadastro e comecem a praticar a sustentabilidade.
Usando o App, a população pode praticar hábitos mais sustentáveis, como o descarte correto de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, instrumentos de escrita já sem uso (lápis, canetas, borrachas, apontadores), esponjas, lacres, tampinhas, caixas de leite, óleo de cozinha, brinquedos danificados, latas de alumínio, baterias e radiografias. Todos esses materiais podem ser descartados nas empresas e entidades que instalaram um ecoponto.
O descarte correto é validado através de um QRcode e o usuário ganha uma pontuação em Moeda Verdes, que podem ser trocadas por produtos, serviços e descontos, nas empresas que apoiam a sustentabilidade.
Desde o início da parceria, o Projeto Moeda Verde já viabilizou, direta ou indiretamente, a coleta de mais de três toneladas de materiais recicláveis, que são vendidos. Com os recursos arrecadados o objetivo é ajudar outras entidades do Município, sendo que a primeira a ser beneficiada será a Escola Estadual Mário Quintana, que receberá aproximadamente R$ 4 mil para a realização de diversas melhorias de acordo com as necessidades definidas pela direção do educandário.
O App Moeda Verde em Barão de Cotegipe atualmente atua com a modalidade de descarte correto e a partir do final do mês de março de 2022, há previsão do lançamento da versão 2.0, que permitirá ganhar Moedas Verdes toda vez que os participantes cadastrados fizerem caminhadas ou pedaladas, sendo estas atividades gerenciadas automaticamente via satélite pelo App.
Recentemente o App Moeda Verde, foi reconhecida como startup de impacto social e ambiental, com o Selo Ilmpact 2021, desenvolvido pelo Innovation Latam com metodologia da Fundação Dom Cabral. Este reconhecimento destaca o App como iniciativa alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs) e dá a certeza aos idealizadores da parceria de que ela está cumprido o objetivo de apoio ao meio ambiente que é a nova área de enfoque do Rotary Mundial.
Todo o projeto foi desenvolvido pelo Rotary Club e parceiros, durante este período da pandemia Covid-19, através de dezenas de reuniões virtuais, o que demonstra o desejo de contribuir com a sociedade independente das restrições enfrentadas.
Veja no link a seguir, um breve detalhamento de como funciona o aplicativo:
https://www.facebook.com/rotaryclubbaraodecotegipe/videos/352098486728758