Bola para frente

10 de janeiro de 2021
966 Visualizações

Palavra do Presidente

 

O contraditório é um privilégio das democracias.

 

Em lugares onde não existe esta prática, vemos situações adversas, como o genial presidente da Alibaba, o chinês Jack Ma esteja desaparecido ou escondido desde outubro último, simplesmente por fazer críticas construtivas ao Partido Comunista Chinês, que já manifestou a intenção de estatizar as empresas do bilionário, por pura represália.

 

No decorrer de 2020, a FCDL-RS foi firme na defesa de uma condução de bom senso da pandemia do Coronavírus no Estado gaúcho.

 

Nossa posição sempre defendeu medidas razoáveis e funcionais de distanciamento social e higiene, dentro das quais era perfeitamente possível manter o setor produtivo em funcionamento, impedindo, é claro, aglomerações.

 

O protocolo das “bandeiras” utilizados pelo Governo Estadual prevê praticamente tudo o que apregoávamos. Porém, na época em que propusemos tais medidas, se não fomos criminalizados, acabamos sendo sim marginalizados dos debates no âmbito do executivo gaúcho.

 

O tempo mostrou que estávamos corretos, inclusive no que se refere ao elevadíssimo preço pago pela sociedade gaúcha em termos de emprego e renda destruída devido às medidas radicais adotadas.

 

Lógico que nos colocamos à disposição para ouvir e refletir sobre o contraditório.  Como todos os humanos e organizações, somos sujeitos a estarmos errados e evidentemente mudaríamos de opinião se nosso equívoco fosse devidamente comprovado.

 

Ao invés disto, fomos ignorados pelas autoridades estaduais e os lojistas e seus colaboradores estão pagando um preço altíssimo por tal situação, que se não chega aos extremos da ditadura chinesa, também está muito longe de uma efetiva democracia, cujo principal sustentáculo é o debate saudável de divergências.

 

Dito isto, o momento é o de “tocar a bola para a frente” e nos empenharmos em resgatar o que foi perdido na direção da recuperação e prosperidade.

 

Neste escopo, é fundamental aproveitarmos as condições favoráveis que se apresentam no contexto atual brasileiro, com a recuperação nacional do emprego; SELIC reduzida para incentivar o consumo; e muito dinheiro em circulação no mercado, por conta das medidas de apoio emergencial do governo federal às famílias que passaram por vulnerabilidade sociais na fase mais aguda da pandemia; além de um “dólar” que favorece as exportações.

 

O momento é o de apostar na retomada dos negócios e empregos em nosso Rio Grande do Sul através do apoio à celeridade de expansão da nossa base econômica.

 

Neste ponto, alertarmos que a largada em 2021 é com o pé esquerdo, na medida em que a Assembleia Legislativa aprovou, por pequena maioria, a prorrogação do ICMS mais elevado nos próximos quatro anos.

 

Pelo lado dos lojistas gaúchos, estaremos sempre e incansavelmente lutando para gerar mais empregos e riqueza para o Rio Grande do Sul. Estamos convencidos de que a esmagadora maioria dos empresários e trabalhadores de outros setores produtivos estão irmanados nesta opinião e disposição para fazer o melhor.

 

Esperamos que as autoridades estaduais e municipais tenham aprendido as duras lições proporcionadas pela realidade dos últimos meses e assumam uma postura mais favorável ao debate construtivo, onde todos aprendem e só têm a ganhar.

 

A FCDL-RS está permanentemente disposta e fiel a seguir os paradigmas da verdadeira democracia.

 

Vitor Augusto Koch

Presidente da FCDL-RS

Últimos Posts

28 de abril – Dia da Educação

28 de abril – Dia da Educação

Entre tantos fatores importantes nas nossas vidas, a Educação é a maior prioridade. Ela possibilita a formação, a evolução e a mudança. Educação forma e modifica pessoas. E as pessoas transformam o mundo em lugar melhor para vivermos! Neste Dia da Educação, a...

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

Redes Sociais