Transformações em outros países indicam que a iniciativa pode trazer melhorias para a economia do Brasil e para o dia a dia de empresários e consumidores
Com a entrada em vigor do Cadastro Positivo foi autorizada a inclusão de todos os consumidores, pessoas físicas ou jurídicas, no banco de dados e a expectativa é que esse fator traga mudanças significativas para o país. Em outros lugares do mundo onde foi aplicado, o Cadastro Positivo transformou a economia local ao fazer com que as informações do histórico de pagamento dos consumidores também fossem levadas em conta nas análises de crédito.
Nos Estados Unidos, isso aumentou o número de financiamentos de 40% para 80% e, na China, o crédito chegou a atingir 50% do Produto Interno Bruto (PIB). Existem alguns motivos para esses avanços econômicos e eles envolvem o aumento da confiança dos empresários e das instituições financeiras de que receberão por uma venda a prazo ou por um empréstimo.
Tal confiança é estimulada pelo fato de que agora, com o Cadastro Positivo, é possível analisar diversos registros de pagamentos, como valor das parcelas e das compras no cartão de crédito, data de vencimento e pagamento, financiamentos, empréstimos, além das contas de consumo. Dessa forma, aquele que conceder crédito conhecerá melhor o comportamento financeiro de quem está comprando e a chance de que ele realize a concessão, aumenta.
Os próprios consumidores também podem se beneficiar, porque com os empresários tendo mais segurança para vender, aumentam as chances de oferecer melhores prazos e juros menores nas vendas. O resultado disso tudo é um país onde se compra e se vende mais e, no caso da tão temida inadimplência, o mais provável é que haja uma queda, afinal o que passará a valer nas análises de crédito será a combinação daquilo que as pessoas pagaram com o que deixaram de pagar e não apenas uma eventual conta que não foi quitada.
Mas para que empresas possam pôr em prática essa análise completa, serão necessárias soluções que modelem as informações do Cadastro Positivo e o Serviço de Proteção ai CRédito (SPC Brasil) está se preparando para lançá-las no mercado, tornando-se, assim, um parceiro de negócios dos empreendedores brasileiros.
São seis produtos que, mediante tecnologias avançadas como big data e data science, irão transformar a maneira de analisar crédito. O principal dele é o Score +Positivo, que combina os históricos negativo e positivo dos consumidores e permite uma análise melhor da probabilidade de o cliente pagar uma conta a prazo, isso tudo por meio de uma nota que vai de 0 a 1.000, ou seja, quanto maior for a nota, maior será a chance de o pagamento ser realizado.
Os empresários poderão aprimorar ainda mais sua análise com as outras cinco soluções: Histórico de Pagamentos Positivos, Histórico de Movimentação, Índice de Comportamento de Gastos, Pontualidade de Pagamento e Consulta por Segmento. É possível saber mais sobre cada uma delas no site https//www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo/empresas/.