Comunicação

Digitalização do acervo da Junta Comercial é um grande passo para a modernização do Estado e do serviço público

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, prestigia solenidade que marca a conclusão de trabalho iniciado durante sua gestão na presidência do SEBRAE/RS

 

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS - FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, prestigiou, na quinta-feira (05/07), a solenidade de entrega do acervo digitalizado da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O trabalho em torno da Redesimples, parceria da JucisRS e SEBRAE/RS, teve início em 2014, na gestão de Vitor Augusto Koch como presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul. 

 

A Redesimples surgiu com o objetivo de simplificar e desburocratizar o processo de registro e licenciamento de empresas e negócios e um dos resultados mais expressivos foi a digitalização do acervo de documentos da Junta, resultando em 18 milhões de imagens digitalizadas. 

 

Durante a solenidade, o governador José Ivo Sartori cumprimentou o presidente Vitor Augusto Koch pela decisão de dar início ao processo de desburocratização quando esteve à frente do SEBRAE/RS. 

 

Além disso, o governador destacou que essa é uma das ações que fazem parte do pilar de modernização do Estado e do serviço púbico. O gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do SEBRAE Nacional, Bruno Quick, salientou que em Porto Alegre, a partir de hoje, todas as empresas passam a nascer digitais. Toda a documentação de constituição, alteração ou extinção de empresa na capital não é mais feita na forma presencial e sim pelo site da Juscis  (jucis.rs.gov.br).

 

O presidente da JucisRS, Itacir Flores, lembrou que a partir dezembro deste ano todos os processos e atos jurídicos relativos a empresas na Junta passarão a ser 100% digitais no Rio Grande do Sul.

 

- Este é um passo importante que é dado para modernizar o empreendedorismo gaúcho e fortalecer a economia local. Ter a possibilidade de constituir, transformar e extinguir empresas por meio da internet traz um impacto significativo na vida dos empresários e empreendedores, já que desburocratiza processos e facilita o foco, de forma essencial, no negócio – ressaltou Vitor Augusto Koch.

 

A cerimônia no Palácio Piratini, teve, ainda, as presenças dos secretários, Josué de Souza Barbosa (Planejamento, Governança e Gestão), Maria Helena Sartori (Desenvolvimento Social, Trabalho Justiça e Direitos Humanos), e Evandro Fontana (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), e do presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Gedeão Silveira Pereira. Além do presidente Vitor Augusto Koch, representaram a FCDL-RS no evento o 1o vice-presidente Jorge Prestes Lopes; o 1o diretor financeiro Moacir Lodi; e o superintendente Leonardo Neira.

 

O governador e secretários também assinaram um convênio de cooperação financeira e técnica, firmado entre o governo do Estado, via secretaria do Planejamento, Governança e Gestão, e o SEBRAE/RS. O acordo visa à melhoria do ambiente empreendedor com a implantação de um serviço de controle social da burocracia, e da análise das normas estaduais que impactam as micro e pequenas empresas.

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2018 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os direitos reservados.

Procurar