Comunicação

FCDL-RS avalia que manutenção da Selic em 6,5% ao ano foi uma decisão prudente

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ainda assim, o presidente da entidade, Vitor Augusto Koch, lembra que há espaço para o Brasil conviver com juros mais civilizados e compatíveis com o crescimento econômico

 

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS considera que a decisão tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na noite de quarta-feira (20/06), em manter a taxa Selic em 6,5% ao ano foi prudente, especialmente diante do atual quadro da economia brasileira.

 

Para o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch alguns fatores de risco temporários para elevar a inflação, como a paralisação dos caminhoneiros e o consequente aumento dos custos com o tabelamento de fretes, e a valorização do dólar em relação ao real e a demais moedas do mundo, foram determinantes para que o Copom optasse por não promover nova redução nos juros.

 

- A atividade econômica precisa ter novo fôlego e a redução dos juros é um fator que pode ajudar nesse processo de recuperação pós-crise. O certo é que se o ciclo de redução da taxa Selic não foi mantido pelo Copom, a permanência em 6,5% ao ano foi uma decisão correta, já que não há mais espaço para elevação das taxas de juros – avalia o presidente da FCDL-RS.

 

Vitor Augusto Koch entende que nas reuniões futuras do Copom há a necessidade de se promover novas reduções na Selic, para que o Brasil passe a conviver com juros civilizados e compatíveis com a possibilidade de maior crescimento econômico. Além disso, a queda dos juros básicos também precisa ser transformada em menor custo financeiro aos consumidores, que ainda enfrentam taxas abusivas, especialmente no rotativo do cartão de crédito e no cheque especial, e aos investidores no processo produtivo.

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2018 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os direitos reservados.

Procurar