Comunicação

FCDL-RS projeta boas vendas para o Dia dos Namorados

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Entidade representativa do varejo gaúcho prevê crescimento de 6% a 8% na comparação com o mesmo período de 2017

 

O atual estágio da economia brasileira faz com que a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS acredite que as vendas do varejo gaúcho voltadas ao Dia dos Namorados, nesse ano, tenham um crescimento na ordem de 6% a 8% em relação ao mesmo período de 2017.

 

Tradicionalmente, 12 de junho é uma data em que os casais enamorados costumam buscar presentes que surpreendam seus pares e nesse ano não deve ser diferente. Ainda assim, a expectativa é que produtos como roupas, calçados, perfumes, cosméticos e joias estejam entre os preferidos para aquisição. Os ramos de consumo onde ocorrerem promoções de impacto, como o segmento de smartphones e outros eletrônicos, poderão, também, atrair a atenção dos consumidores.

 

- Temos observado que os consumidores estão buscando, desde 2015, a melhor relação custo-benefício nos produtos que adquirem. Por isso, o ticket médio dos presentes para o Dia dos Namorados, que foi de R$ 95,00 em 2017, deve ficar na casa dos R$ 103,00 nesse ano – destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

 

De acordo com Vitor Augusto Koch, os principais fatores que reforçam a projeção de um cenário positivo de vendas para a data romântica dizem respeito a melhoria da renda interna do Rio Grande do Sul, o bom desempenho do agronegócio, que sempre favorece o comércio, o aumento da empregabilidade estadual e a queda da taxa SELIC, que incentiva o consumidor a comprar bens duráveis.

 

Mesmo que a expectativa de vendas seja positiva, os resultados poderiam ser melhores caso o clima de incerteza política e econômica não fosse ainda tão forte entre os consumidores, que estão mais prudentes na hora de fazer compras.

 

Outra decisão importante do consumidor diz respeito a forma de pagamento dos presentes. A maioria deve optar por pagar à vista o que for adquirir, uma vez que os juros do cartão de crédito e do cheque especial seguem proibitivos. A melhor alternativa de crédito para o consumidor é uso do crediário próprio das lojas, com o uso do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

 

Para os lojistas é importante intensificar a qualidade no atendimento na medida em que os presentes do dia dos namorados possuem um caráter mais sentimental do que qualquer outra época do ano. Em princípio, as mulheres tendem a gastar e presentear mais do que os homens.

 

 

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2018 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os direitos reservados.

Procurar