Comunicação

Crescimento das vendas nos últimos meses traz novo fôlego para o varejo gaúcho

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, destaca o bom desempenho do comércio no estado na comparação com os indicadores em nível nacional

 

A retomada nos negócios pelo varejo gaúcho reforça uma tendência de crescimento observada há algum tempo no estado. Nos últimos 12 meses a alta acumulada no volume de vendas chegou a 8,6% no Rio Grande do Sul, com o varejo gaúcho tendo um desempenho superior ao nacional.

 

Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, o indicador apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentado no dia 12 de abril, mostra que os gaúchos estão aproveitando aspectos como a boa safra agrícola e a queda da taxa Selic para investir na aquisição de bens duráveis.

 

- Durante o período recessivo o elevado nível de desemprego atingiu o bolso dos consumidores e reduziu as vendas no varejo. Nunca se perdeu tantas vendas como ocorreu ao longo da crise. Agora, nesse momento, a tendência é de crescimento, com aquecimento do consumo – destaca Vitor Augusto Koch.

 

A comparação do incremento das vendas entre o Rio Grande do Sul e o Brasil mostra que o varejo restrito cresceu, na comparação entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018, em nível nacional, 1,3% e cerca de 10% no estado. Já o varejo ampliado teve alta de 5,2% no país e 10% em nível estadual.

 

Ainda que veja esses dados como positivos, o presidente da FCDL-RS enfatiza que, nos próximos meses, será preciso manter o atual ritmo de crescimento das vendas para retomar o patamar de consumo existente em 2013.

 

A melhora no mercado de trabalho e a implementação de medidas austeras de parte do governo são outros fatores que podem auxiliar a impulsionar as vendas do varejo no Rio Grande do Sul daqui para frente. A FCDL-RS avalia que nesse cenário produtos como veículos, artigos de vestuário, de informática e eletrodomésticos deverão ser os alvos do consumo da população.

 

 

 

 

 

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2018 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os direitos reservados.

Procurar