Comunicação

A importância da comunicação eficiente

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Professor Adelmo Freire fala para dirigentes lojistas sobre como a maneira correta de se comunicar pode impulsionar o crescimento dos negócios

 

Em mais uma ação do projeto Gestão Consciente – Construindo Resultados, que integra o Programa QCDL, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS promoveu, na quarta-feira (14/03), a palestra “Comunicação Eficiente, Resultados Eficazes”, ministrada pelo professor de Comunicação Institucional do ISAE/FGV, de Curitiba, Adelmo Freire.

 

Adelmo deu aos dirigentes lojistas presentes ao evento, na sede da FCDL-RS, em Porto Alegre, dicas e sugestões práticas de como falar em público, sendo que a sua própria forma de conduzir a palestra já foi um exemplo de como se apresentar para uma plateia, independente do tamanho da audiência.

 

Segundo o professor, a boa comunicação interpessoal é fundamental para melhorar as relações dos lojistas com seus colaboradores e seus clientes.

 

- A boa comunicação é importantíssima no ambiente corporativo, podendo fazer a diferença no sucesso ou não de um negócio. Fatores como naturalidade, emoção e envolvimento, imagem bem construída, conhecimento e autoridade sobre o assunto, confiança, coerência e conduta pessoal exemplar são os aspectos que geram credibilidade na comunicação – apontou Adelmo Freire.

 

O palestrante disse, também, que é imprescindível saber exatamente o que vai se falar ao público e fazer com que as pessoas entendem claramente o que se quer dizer. Além disso, apenas 7% do que é falado traz impacto para as pessoas, sendo que 38% da comunicação é absorvida devido a clareza da voz, sendo preciso que a voz tenha uma entonação adequada, uma boa dicção, boa pronuncia das palavras. Para Adelmo Freire, mais importante que as palavras é a comunicação corporal, uma vez que a linguagem corporal representa 55% de impacto na comunicação. Ou seja, os gestos são fundamentais na hora de se expressar.

 

Outro ponto abordado pelo palestrante disse respeito a postura de um líder, que deve valorizar a si e aos outros, elogiar, sorrir mais, saber conviver com limites e ter humildade, respeito e ética na relação com seus comandados. 

 

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, agradeceu ao professor Adelmo Freire pela excelente explanação e lembrou que o projeto Gestão Consciente – Construindo Resultados, é uma iniciativa da entidade representativa do varejo gaúcho que visa integrar e capacitar os presidentes, diretores e gestores das Câmaras de Dirigentes Lojistas gaúchas, quanto ao papel da liderança e o modelo de gestão, ampliando conhecimentos em relação a governança do sistema CNDL e FCDL-RS.

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2018 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os direitos reservados.

Procurar