Comunicação

Cenário econômico gaúcho é tema de encontro com lojistas em Terra de Areia

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Evento contou com a presença do presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch 

O encontro, realizado em Terra de Areia, no litoral norte gaúcho, contou com a presença de mais de cem empresários da cidade e região e debateu fatores do cenário econômico e político que impactarão os negócios para o ano de 2018. Durante a abordagem foram exibidos números que mostram a realidade do cenário brasileiro. Enquanto o Brasil encontra-se em termos de crescimento em 172º lugar, segundo o ranking do FMI, com previsão de PIB de 0.75 em 2017, Macau lidera com PIB de 13.44, seguido por Ethiopia, 8.46 e China, 6.77. O RS, provavelmente cresce mais que o país no término de 2017, alcançando um PIB de 0.93 enquanto o Brasil ficará na casa do 0.75. O comércio gaúcho destaca-se significativamente do Brasil, devendo atingir o PIB de 7.97 enquanto no Brasil crescerá apenas 3.80.

- Algumas ações significativas serão lembradas em 2017, como a Lei das Terceirizações, simplificação das relações trabalhistas, queda da Selic de 14.25 para 7.5, redução da inflação e o combate à corrupção em razão de uma boa sintonia entre o Judiciário e a Polícia Federal. Entretanto a baixa dos juros básicos ainda não foi assimilada pelas instituições financeiras, como por exemplo, juros de 400% no rotativo dos cartões e 320% no cheque especial, além de 86% na aquisição de bens em geral – afirmou o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Segundo o líder da entidade varejista, a saga pelo aumento de impostos foi nociva ao desenvolvimento, como o aumento do PIS/COFINS sobre combustíveis, encarecendo produtos e corroendo orçamentos das famílias. No Estado do RS, travas como diferencial de Alíquota, Substituição Tributária e ventilação de manutenção do ICMS elevado a 18%, retraem a retomada do desenvolvimento.

O evento foi realizado na noite de quinta-feira (09/11) na Pizzaria Gustti. Participaram o presidente da CDL Terra de Areia, Amilco Witt Knevitz e diretoria; o Prefeito Municipal de Terra de Areia, Aluísio Teixeira, além de secretários e vereadores; Prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst; presidente da CDL Três Cachoeiras, Rodolfo Borges e autoridades civis, como pastor Paulo Edmundo Jung e esposa Claudete Koch Jung , Bruna Elisa Koch, médica na cidade de Terra de Areia e empresários.

PlayPress Assessoria e Conteúdo

Telefone: (51) 3361 6016
WatsApp: (51) 8536 0690
Email: playpress@playpress.com.br
Site: www.playpress.com.br

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2016 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os diretor reservados.

Procurar