Comunicação

Comerciantes apontam desafios do setor em encontro em Garibaldi

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Evento reuniu representantes de estabelecimentos associados para almoço

Representantes de estabelecimentos comerciais associados da CIC e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Garibaldi, entidades afiliadas da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, apontaram os principais desafios do varejo de Garibaldi. A melhoria no atendimento, a fidelização dos clientes, a inadimplência e o comércio pela internet são, na opinião dos participantes, os principais gargalos do setor atualmente. Os assuntos foram debatidos durante Mesa Redonda CIC, que ocorreu no início de maio.

O presidente da CDL, Carlos Adriano Morari, salientou a importância do encontro como uma oportunidade para que os comerciantes de diversos segmentos possam se conhecer e trocar informações. 

- Nosso objetivo é criar uma integração que fortaleça o setor. O varejo garibaldense também sentiu com as indefinições econômicas do país, porém a diversidade produtiva local nos deu maior fôlego - comentou.

Ele também falou sobre o trabalho que a CIC e a CDL desenvolveram, no ano passado, para regulamentar a realização de feiras comerciais na cidade, fato que vem prejudicando o comércio de municípios próximos. 

- Como resultado desta mobilização foi aprovada uma legislação que protege o setor contra estes eventos aventureiros que oferecem produtos de procedência desconhecida e até pirateados - relatou.

O gerente das Lojas Benoit, Almir Donisete Minozzo, destacou a importância do atendimento e dos pós-venda, que hoje é o grande diferencial das lojas físicas em relação comércio eletrônico. Para Vanessa Baú, da Itália Comercial Elétrica, diz que a assessoria do lojista garante maior comodidade e segurança aos consumidores, assim como a possibilidade de tirar dúvidas e facilitar trocas em caso de problemas.

O proprietário da Solamente Modas, Vilmar Possebon, é preciso dar maior atenção à qualificação na área de atendimento. Segundo ele, o maior número de reclamações em relação ao comércio local estão neste item. Ele também enfatizou que, geralmente, cerca de 30% dos consumidores de Garibaldi compram fora da cidade e esse é um dos desafios que devem ser enfrentados.

Durante o almoço, os lojistas também discutiram modelos de campanhas que podem ser realizadas para incentivar os consumidores a optarem por realizar suas compras no município, fator que proporciona maior geração de empregos além de dar maior retorno em impostos para serem investidos na cidade.

A presidente da CIC, Alexandra Nicolini Brufatto, enfatizou que o Mesa Redonda CIC tem o propósito de oferecer um espaço para que os associados de diferentes áreas de atuação possam se conhecer e trocar experiências, assim como a entidade perceba as reais necessidades das empresas para oferecer novas soluções empreendedoras.

PlayPress Assessoria e Conteúdo

Telefone: (51) 3361 6016
WatsApp: (51) 8536 0690
Email: playpress@playpress.com.br
Site: www.playpress.com.br

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2016 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os diretor reservados.

Procurar