Comunicação

CIC Jovem de Garibaldi realiza palestra para demonstrar o impacto da corrupção nos impostos

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Departamento da CIC também promove ação no centro da cidade para mostrar na prática a influência dos tributos em alguns produtos

A CIC Jovem de Garibaldi, afiliada da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, vai promover duas ações para demonstrar aos consumidores que a elevada carga tributária no país afeta diretamente o seu poder de compra. A primeira delas será realizada na terça-feira (23/05) com a palestra "O impacto da corrupção nos impostos". O evento acontece a partir das 19h30min, na CIC, com entrada gratuita, tendo como convidado o contador, pós-graduado em Auditoria e proprietário do Escritório Contábil Beltrami e da Open Soluções Contábeis, Marcos Beltrami. Já a segunda agenda, que acontece no sábado (27/05), irá mostrar na prática a influência dos impostos em alguns produtos.

De acordo com o coordenador da CIC Jovem, André Luís Rech, a iniciativa integra a programação do Dia da Liberdade de Impostos. Neste ano, 41,80% de todo o rendimento que os brasileiros ganharem, em média, será destinado para pagar tributos. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Segundo o cálculo, isso equivale a 153 dias de trabalho, ou 5 meses e 1 dia, o equivalente ao período que se encerra em 1º de junho.

O estudo mostra que o peso dos impostos nos rendimentos cresceu nos últimos anos. Em 2003, o brasileiro destinou, em média, 36,98% do seu rendimento bruto para impostos, ou o equivalente a 4 meses e 15 dias. Em 2010, destinou 40,54%, ou 4 meses e 28 dias.

Rech diz que o departamento da CIC busca, com criatividade, demonstrar que até ao comer um biscoito e tomar um café, o Governo fica com uma parte do lanche. 

- No sábado pela manhã, vamos distribuir café para as pessoas, em copinhos de 80ml, e nos copinhos apenas uma pequena quantidade, marcada informando que aquele café é o que não tem imposto, e colocando uma marca até onde estaria o café completo. Levando a alusão de que o Governo já tomou uma parte", explica.

A ação acontece das 9h às 12h, na esquina da Rua Buarque de Macedo com Avenida Independência. Outros exemplos também serão demonstrados, através de produtos expostos mostrando o percentual de tributos incidente em cada um deles, entre outras atividades.

PlayPress Assessoria e Conteúdo

Telefone: (51) 3361 6016
WatsApp: (51) 8536 0690
Email: playpress@playpress.com.br
Site: www.playpress.com.br

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2016 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os diretor reservados.

Procurar