Comunicação

Presidente da Fraport apresentou planos de expansão do Aeroporto Salgado Filho

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Andreea Pal falou sobre o atual estágio das obras de ampliação em café da manhã com líderes empresariais gaúchos

 

Durante café da manhã com empresários realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), na terça-feira (06/08), a diretora-presidente da Fraport Brasil, Andreea Pal, apresentou os planos do grupo alemão para o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, bem como o atual estágio das suas obras de ampliação.

 

No encontro, Andreea destacou que para o cronograma ser cumprido à risca será necessário retirar e reassentar até o final desde ano mais de mil famílias da Vila Nazaré, que está situada na área atingida pela obra. Caso isso não aconteça, a ampliação da pista de 2,3 mil para 3,2 mil metros não ocorrerá até dezembro de 2021.

 

Participando do evento o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, salientou que a entidade se soma aos demais segmentos empresariais na defesa da ampliação do Salgado Filho, uma obra, segundo ele, essencial para todos os setores da economia gaúcha e para a sociedade em geral. O presidente da FIERGS, Gilberto Petry, lembrou que a obra não pode ser interrompida e que a questão da Vila Nazaré precisa ser resolvida com a maior brevidade possível.

 

Já o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, falou sobre o empenho da prefeitura em resolver a questão, se dedicando a desocupar o terreno e a buscar um investimento imobiliário começou muito antes da licitação da Fraport. Segundo ele, é um compromisso social do município de Porto Alegre com mais de mil famílias.

 

Segundo a Fraport, a ampliação da pista traria competitividade às exportações gaúchas, visto que, atualmente, 73% do volume das vendas externas são transportados via terrestre, aumentando em cerca de 10% o custo das empresas. O prolongamento de 900 metros permitiria a operação de voos de carga com aeronaves de grande porte em longa distância de Porto Alegre ao exterior, sem a necessidade de passar por São Paulo, por exemplo.

 

Também participaram da reunião com representantes da indústria gaúcha o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Thomas Schmitt; e os presidentes da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn; e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Marcus Coester.

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2018 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os direitos reservados.

Procurar