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Páscoa 2019 deve ter incremento de até 10% nas vendas

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FCDL-RS projeta elevação do consumo no período, com ticket médio das compras ficando ao redor de R$ 145,00

 

A Páscoa dos gaúchos em 2019, em matéria de consumo, deve ser semelhante ao ano de 2018, quando roupas infantis e brinquedos concorreram com produtos tradicionais como ovos de chocolate e peixes. A expectativa está embasada em estudo realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS.

 

O levantamento aponta que o consumo de roupas infantis deve crescer cerca de 10% e de brinquedos, 8%. São alternativas encontradas para driblar o elevado preço dos ovos de Páscoa, uma vez que os preços do chocolate e outros ingredientes utilizados na confecção dos ovos estão até 20% mais elevados na comparação com o mesmo período de 2018.

 

- A variação do dólar fez com que muitos ingredientes subissem de preço, inclusive o quilo do cacau. Com esse cenário, os consumidores buscam outras formas de presentear seus familiares na Páscoa – destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.  

 

O presidente da FCDL-RS lembra que já está se tornando uma tradição da data festiva os pais negociarem com os filhos menores a substituição dos ovos de chocolate por artigos de vestuário e brinquedos. Outra opção dos consumidores é comprar o chocolate em barra e fazer os ovos de Páscoa de maneira artesanal.

 

- O pequeno aquecimento da economia no início de 2019 deve aumentar, um pouco, o ticket médio dos consumidores para as compra de Páscoa, ficando ao redor de R$ 145,00, incluindo os ovos de chocolate, os alimentos típicos da comemoração e outros presentes. A FCDL-RS prevê uma elevação de 10% nas vendas da Páscoa, comparando-se 2019 com 2018 - enfatiza Vitor Augusto Koch. 

 

Mesmo sendo uma data importante para o comércio, a Páscoa, que neste ano será celebrada em 21 de abril, não gera um incremento significativo no número de empregos varejistas. Lojas especializadas em chocolates e indústria chocolateiras, eventualmente, fazem contratações de curtíssimo prazo, mas que não chegam a impactar de forma relevante os indicadores da criação de novos postos de trabalho. Em 2018, por exemplo, em todo o Brasil foram gerados cerca de 12 mil empregos temporários no varejo nesse período.

 

 

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