Comunicação

Convenção Estadual Lojista mostrou que existem oportunidades para crescer mesmo durante a crise

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No evento promovido pela FCDL-RS, em Novo Hamburgo, líderes do movimento lojista gaúcho foram motivados a focar no desenvolvimento de suas entidades e de seus negócios

 

A 49ª Convenção Estadual Lojista, realizada na quarta-feira (03/10), na FENAC, em Novo Hamburgo, foi um grande evento. Reunindo mais de mil empresários do varejo gaúcho, oriundos de todas as regiões do estado, o encontro teve como principal característica a demonstração de que mesmo em meio a instabilidade econômica, política e social que o país vive, existem oportunidades de crescimento.

 

- Os lojistas estão, ao longo dos últimos sete ou oito anos, enfrentando enormes desafios para se manterem firmes e forte. Aqui na Convenção Estadual Lojista, nosso foco foi mostrar a eles que é possível crescer mesmo em meio a todo esse cenário desfavorável. Buscando mais conhecimentos, trocando experiências de sucesso, ampliando a qualificação e tendo resiliência, todos podem incrementar seus negócios e driblarem os obstáculos que se apresentam em suas jornadas – afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

 

Vitor Augusto Koch lembrou que a FCDL-RS busca, de forma permanente, atender as demandas do Movimento Lojista gaúcho, amparando entidades e lojistas que são responsáveis pela geração de emprego e renda e que precisam estar fortemente estruturados para se manterem competitivos e evoluírem no ritmo que o mercado exige atualmente.

 

A primeira palestra da 49ª Convenção Estadual Lojista trouxe o CEO do Instituto Cada Vez Melhor, Daniel Müller. Com a palestra “Você cada vez melhor”, ele buscou, de forma prática, altamente positiva, descontraída e participativa, estimular o desenvolvimento de novo hábitos que se tornarão permanentes, ampliando a “zona de conforto”.

 

- Cada de um de nós deve ampliar os seus limites e desenvolver competências técnicas e comportamentais, focadas em liderança e motivação, a fim de criar valor e gerar ganhos para a empresa e para os clientes. Para tanto, ter ideias inovadoras com entusiasmo e ter habilidade de liderança e comunicação são fatores fundamentais – falou o palestrante.

 

Müller falou, ainda, que deve existir maior cooperação entre as pessoas para formar equipes unidades e comprometidas e que as ideias devem ser vendidas de maneira mais eficiente, através de uma comunicação objetiva e persuasiva.

 

Candidatos

 

O evento promovido pela FCDL-RS abriu espaço, também, para que candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul pudessem apresentar seus planos de gestão, e, ainda, responder a perguntas com temas de interesse do Movimento Lojista gaúcho, com foco em tributação, segurança e geração de emprego e renda.

 

Os candidatos Eduardo Leite (PSDB), José Ivo Sartori (MDB) e Jairo Jorge da Silva, participaram do painel, falando de seus projetos para promover o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e de que maneira pretendem atender aos pleitos do segmento varejista.

 

Ao final das explanações dos candidatos, o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, entregou a cada um deles um manifesto do Movimento Lojista gaúcho. O documento apresenta uma série de sugestões que visam contribuir para a retomada do crescimento do Rio Grande do Sul, bem como auxiliar os varejistas a incrementarem seus negócios.

 

Resiliência, mudanças, mente vencedora

 

A palestra “Resiliência: Competência Essencial para Alta Performance”, ministrada pela Mestre em Direiro e Coach, Jo Lima, mostrou que o desenvolvimento comportamental é tão importante quanto o desenvolvimento técnico. Além disso, nos tempos atuais a inteligência emocional é fator decisivo para o êxito das organizações.

 

- Os lojistas, atuando em um contexto de mudanças constantes e na busca por resultados cada vez mais desafiantes, têm valorizado profissionais com um elenco de competências não só técnicas, mas, sobretudo comportamentais. É o fator emocional que determina e estimula a produtividade, o comprometimento, a criatividade e outras tantas competências requisitadas pelo ambiente de varejo – lembrou Jo Lima.

 

Em sua palestra ela visa estimular a terceira dimensão da competência, a atitude, pois esta dimensão determina as outras, ainda que se tenha todo o conhecimento disponível e habilidade em acessar sistemas, de nada adiantaria se faltar o elemento principal que é o querer fazer.

 

“Mudança: Todo mundo está em uma, você não?”, foi a palestra apresentada pelo jornalista Luciano Potter, na qual ele ressaltou que a tecnologia e a inovação sempre mudaram o mundo.

 

- Um martelo foi o ápice em sua época de invenção. Hoje, mundos gigantes e complexos como o da comunicação, o da publicidade e o do entretenimento estão levando porrada de todos os lados – falou Potter.

 

Em sua apresentação, o jornalista avaliou a importância de enxergar que tecnologia e inovação não devem assustar. É só prestar um pouco mais de atenção na sua volta e focar no que realmente é importante.

 

A última palestrante do evento foi a especialista em Inteligência Emocional, Sônia Mara do Nascimento. Com a palestra “Segredos da Mente Vencedora”, ela promoveu uma reflexão através da música, de como todos podem comandar seus pensamentos para buscar resultados diferentes.

 

Sônia Mara do Nascimento contou um pouco de sua vida pessoal, por onde ela passou, suas dificuldades financeiras e de saúde. E nem por isso se desmotivou e parou de lutar, de evoluir em sua vida profissional e financeira.

 

- Vivemos em constantes mudanças. Por isso, usar a mente a nosso favor diante de tantas adversidades é o caminho. Precisamos descobrir novas maneiras de tocar mente e coração da equipe, provocar e inspirar para a alta performance, encontrar caminhos que os façam produzir resultados acima da média estando motivados e comprometidos com a organização. – falou a palestrante.

 

A programação da 49ª Convenção Estadual Lojista também teve espaço destinado ao presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS, Tiago Luiz Schmidt, que falou sobre a trajetória mais que centenária da cooperativa que ocupa lugar de destaque no cenário nacional.

 

Segundo o presidente, a história de sucesso e o grande estágio de desenvolvimento e solidez ao longo dos mais de 100 anos de existência fizeram com que a Pioneira se tornasse uma instituição financeira com credibilidade, sempre preocupada em manter os seus principais ideais desde os primórdios da sua existência: as pessoas como centro do negócio e o desenvolvimento regional.

 

O encerramento da 49ª Convenção Estadual Lojista foi realizado pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Novo Hamburgo, Gilberto Kasper, que agradeceu à FCDL-RS a oportunidade que o município recebeu em sediar o evento. No final, muita diversão com a banda típica alemã da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul e os bonecos Fritz e Frida.

 

A 49ª Convenção Estadual Lojista foi uma realização da FCDL-RS com apoio da CDL NH, Programa QComércio, e Swan Hotéis. O patrocínio foi do Sicredi e o apoio institucional do SEBRAE.

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2018 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os direitos reservados.

Procurar