Comunicação

Lideranças reivindicam medidas para desafogar o setor calçadista

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, integrou o grupo que esteve reunido com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Susana Kakuta

 

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, integrou expressivo grupo de lideranças empresariais e políticas dos Vales do Sinos e Paranhana que esteve reunido com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Susana Kakuta, em Porto Alegre, na terça-feira (18/09).

 

A pauta do encontro foi a extrema preocupação dos calçadistas com a crescente perda da competitividade dos calçados gaúchos nos mercados interno e externo, devido ao elevado ICMS inserido nos produtos, que elevam o seu preço final, além do custo RS, com altos impostos em energia e combustíveis, fazendo com que outros estados brasileiros possam vender seus produtos por um valor mais adequado a atual realidade econômica brasileira.

 

Os líderes que participaram da reunião expressaram a secretária Susana Kakuta o quanto a situação atual é prejudicial para as empresas produtoras de calçados, muitas das quais estão fechando as portas, os trabalhadores do setor, que ficam sem o seu emprego e o comércio varejista, que sente os reflexos desse ciclo negativo.

 

- É importante que o nosso calçado, afamado no mundo inteiro por sua qualidade, tenha novamente condições de competir em pé de igualdade com polos de outros estados brasileiros. A situação atual requer medidas urgentes para evitar uma quebradeira geral – afirmou o presidente Vitor Augusto Koch.

 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas e diretor executivo da Werner Calçados, Werner Junior, lembrou que os impostos em demasia sufocam o setor produtivo brasileiro. E, no Rio Grande do Sul, as alíquotas de ICMS estão ainda mais elevadas, o que ajudou diretamente no fechamento de empresas e em milhares de demissões de trabalhadores.

 

- A crise conjuntural econômica afeta à todos, mas as empresas que estão instaladas no Rio Grande do Sul sofrem muito mais, pelo simples fato de que aqui o ICMS Interestadual é muito maior do que em outros Estados da Federação. Isto faz com que os calcados feitos no RS fiquem em torno de 10 a 15% mais caros do que os dos outros estados, no mercado interno. Como concorrer desta maneira? Isto atinge em cheio principalmente as pequenas e médias empresas, aquelas que não possuem estrutura ou escala para montar filiais em outros estados, ou no Paraguai – enfatizou Werner Junior. 

 

O presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, salientou as perdas que o setor teve nos últimos anos, sendo que desde 2004 foram eliminados 50 mil empregos diretos do segmento e, só na última década, 15 mil postos de trabalho foram fechados.

 

A secretária Susana Kakuta comprometeu-se a auxiliar o segmento a recuperar a sua competitividade, levando o pleito realizado para análise da Secretaria Estadual da Fazenda e do governador. Segundo ela, é preciso que o calçado gaúcho tenha mecanismos que lhe permita voltar a ter preço compatível com a realidade do mercado.

 

A reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia teve, ainda, as presenças do diretor institucional do Gabinete do Vice-Governador, Maximiliano Finkler; do prefeito municipal de Três Coroas, Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho; do vice-prefeito de Três Coroas, Eraldo Araujo; do secretário de Indústria e Comércio de Três Coroas, Jonas Fetter; do vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas, Joel Klippel; do presidente do SICERGS, Renato Klein; do diretor da FCDL-RS, empresário Deumar Fill; do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Calçados de Três Coroas, Erni Rinker; e do diretor da Biason Assessoria Empresarial, Valmor Biason.

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2018 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os direitos reservados.

Procurar